terça-feira, 22 de novembro de 2011

Canção do Maná sobre Chico Mendes

Fonte: educacao.uol.com.br

Descobri a canção Cuando Los Angeles Lloran durante a entrevista após a apresentação no Rock In Rio 2011 ao canal Multishow (aquela entrevista foi um baita mico, com as apresentadoras Luisa e Didi Wagner resolvendo fazer a entrevista em inglês [WTF!], por não saberem espanhol. Esqueceram que se falassem em português pausadamente seriam entendidas, afinal os idiomas parecidos), onde o vocalista Fher Olvera citou sua fundação Selva Negra e falou sobre sua música em homenagem a Chico Mendes.



Me surpreendi ao descobri que uma banda estrangeira tivesse feito uma homenagem ao Chico, sendo que a maioria dos gringos mal sabem que a capital do nosso país é Brasília e não Rio, São Paulo, ou pior ainda, Buenos Aires. Também me surpreendeu que alguém de fora conheça mais a história de Chico Mendes melhor do que a maioria dos brasileiros. Por isso resolvi postar um vídeo da música e um pouco de sua biografia aqui.



Biografia:

Pobre e iletrado, o pai de Chico Mendes ganhava a vida extraindo látex das seringueiras na floresta amazônica. Aos nove anos, o garoto Francisco Alves Mendes Filho também entrou para a profissão de seringueiro: era sua única opção, já que lhe foi negada a oportunidade de estudar. Até 1970, os donos da terra nos seringais não permitiam a existência de escolas. Chico só foi aprender a ler aos 20 anos de idade.

Indignado com as condições de vida dos trabalhadores e dos moradores da região amazônica, tornou-se um líder do movimento de resistência pacífica. Defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros, ele organizou os trabalhadores para protegerem o ambiente, suas casas e famílias contra a violência e a destruição dos fazendeiros, ganhando apoio internacional.

Fundou o movimento sindical no Acre em 1975, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Participando ativamente das lutas dos seringueiros para impedir desmatamentos, montou o Conselho Nacional de Seringueiros, uma organização não-governamental criada para defender as condições de vida e trabalho das comunidades que dependem da floresta.

Chico Mendes também atuou na luta pela posse da terra contra os grandes proprietários, algo impossível de se pensar na região amazônica até os dias de hoje. Dessa forma, entrou em conflito com os donos de madeireiras, de seringais e de fazendas de gado.

Continua aqui .

Se você ainda não viu a entrevista citada no início do post ou quer se envergonhar novamente do que fizeram as apresentadoras do Multishow, confira o vídeo a seguir.


3 comentários:

  1. "ou quer se envergonhar novamente do que fizeram"
    JAJAJAJA

    Bueno, me retiro a ver el video :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente, elas falando em inglês, apesar do Alex ter o inglês como língua mãe, foi ridículo. Mas piro seria se elas tentassem o famoso portunhol. Fher ainda resolveu falar espanhol pq seu inglês não é dos melhores, já Alex foi simpático e a respondeu em inglês tb. Fher é muito engajado e, naturalmente, o resto da banda tb. Chico, Amazonas, etc é um tema muito presente para eles. Mais um motivo para adorá-los.

    Não sei se vc sabe, mas Paul McCartney é um grande admirador do Chico Mendes também fez uma música para ele, chamada How Many People. Dá uma conferida, caso ainda não tenha ouvido.

    ResponderExcluir
  3. Momento vergonha alheia: não conheço essa música. Vou procurar pra download. Muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir