sábado, 15 de setembro de 2012

Higienização Urbana não é exclusividade dos políticos brasileiros

No dia 7 de outubro de 2011 eu fiz um post sobre a Higienização Urbana (também conhecida como Faxina Social) que estava (e está) sendo feita nas cidades do Rio de Janeiro/RJ e Fortaleza/CE. A Higienização Urbana é feita com o intuito de transformar uma parte "feia" de uma cidade (regiões com moradores de classe baixa), com a desculpa de que vai melhorar a mobilidade do transporte municipal, ou liberando o território para a especulação imobiliária.

Higienização Urbana no Rio e em Fortaleza:

Essas "faxinas" viraram moda atualmente, pois todos os prefeitos das cidades que vão sediar a Copa do Mundo tem a desculpa pra "chutar" os pobres dos lugares que eles quiserem. No dia 23 de março deste ano eu fiz um post sobre os problemas que várias pessoas que moram em Natal/RN estavam sofrendo, ao serem despejados de suas casas para a realização de obras de mobilidade urbana e tendo de ir morar em um acampamento dos "Sem-Terra".

Natal/RN:


ATENCO, UM CRIME DE ESTADO

Em San Salvador Atenco, um povoado do Estado do México, o então governador Enrique Peña Nieto (vencedor das eleições presidenciais este ano pelo PRI), se uniu aos governos municipais e federais, apoiando a desapropriação de casas dos floristas moradores de Atenco, em benefício de uma construção de um aeroporto e um Wall-Mart no local.


Descrição do documentário:

No dia 3 de março de 2006 o governo estatal do estado do México um grupo de floristas do Mercado Belisario Dominguez em Texcoco, traindo os acordos tomados um dia antes.

Os Floristas apoiados pela Frente de Povos em Defesa da Terra (Frente de Pueblos en Defensa de la Tierra - FPDT) são sitiados e se dá o primeiro enfrentamento do que será uma repressão brutal.

Na madrugada de 4 de maio, as "forças da ordem" invadem San Salvador Atenco.

O saldo dessa jornada foi: dois jovens assassinados, pessoas gravemente feridas, centenas de detidos torturados, violações desenfreadas, menores presos, deportações e mais de cem processos em curso.

Impunidade, terror, abuso, violação das garantias individuais, cumplicidade judicial... Um crime de estado orquestrado pelos três níveis de governo e os três principais partidos políticos.

ATENCO, UM CRIME DE ESTADO (ATENCO, UN CRIMEN DE ESTADO) mostra tudo isso. Um documentário indispensável, com materiais inéditos, que busca contribuir com o conhecimento da verdade.

Parte 1:


Parte 2:



Parte 3:



Parte 4:



Parte 5:


__

Higienização Urbana faz parte da história do Brasil "desde os tempos mais primórdios" (diria o poeta), cabe a nós mudarmos isso. No Rio de Janeiro um dos responsáveis pela Faxina Urbana carioca, o atual prefeito Eduardo Paes, está tentando a reeleição e de acordo com as pesquisas ele pode vencer no primeiro turno. Tomara que os eleitores da cidade maravilhosa tomem consciência de que além da faxina social que seu governo vem fazendo ele tem apoio das milícias, portanto não merece ser reeleito, pelo bem da capital fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário