quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Câmara aprova MP's que liberam a farra do boi com dinheiro público para a Copa de 2014

Fonte: espn.com.br


A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa quarta-feira as medidas provisórias 496 e 497, que, entre outras coisas, permitem que os municípios que receberão jogos da Copa do Mundo em 2014 possam obter mais empréstimos para obras relacionadas aos eventos esportivos, mesmo que a dívida total supere a receita líquida dessas cidades.

Segundo o "Portal 2014", especializado em assuntos da competição, a MP 496 foi criada para fazer com que este tipo de endividamento fosse possível em caráter de excepcionalidade, já que é proibido pela Constituição Federal. Antes, empréstimos a cidades com dívida superior à renda líquida só eram possíveis para financiamento de programas de modernização da máquina pública, projetos internacionais bem avaliados ou programas de iluminação.

A MP 497, por sua avez, faz mudanças nas leis tributárias, com destaque para a isenção fiscal relacionada à realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil. O texto prevê isenção de IPI, Cofins e PIS para os materiais usados na construção de estádios para o Mundial. No âmbito estadual, um convênio já isentou as empresas do pagamento de ICMS nas operações em que também for aplicável o benefício dos tributos federais.

Ou seja, a Copa vai terminar e algumas cidades, senão todas as que serão sedes da Copa, deverão ficar endividadas. Aí eu pergunto: Quem vai pagar essa conta? É lógico que não será a FIFA, nem a CBF ou o COL. Nós os idiotas que comemoraram a escolha do nosso país como sede e mesmo os poucos que foram contra ( imaginando e conhecendo muito bem nossos políticos e os dirigentes da CBF e do COL) é que pagarão a conta, que com certeza será enorme.

Acho um absurdo a isenção de impostos para a compra dos materiais usados na construção dos estádios. Porque não dão isenção para construir casas populares? Várias pessoas dando duro no dia-a-dia para juntar uma grana para terem sua casa própria e não recebem esta ajuda do governo para comprarem os materiais com um preço mais em conta. Agora para estádio de futebol tem isenção! Para construir um hospital ou uma escola não tem.

Acho engraçado o povo se indignar com erros de arbitragem contra seus times do coração e quando a Câmara aprova uma MP dessas ninguém fica indignado. Todo mundo é patriota na Copa do Mundo, mas na hora de votar com consciência ou cobrar das autoridades a maioria não está nem aí.

A notícia completa está aqui

2 comentários:

  1. Via de regra é isso aí mesmo,velho!E ainda tem a cara de pau de dizerem que não usam os cofres publicos ,antes,durante e até depois da copa,porque vai pra bolso de senador,deputado,parlamentares,acessores,depois ficam posando pra porra da midia,dizendo que são os tais,e que o rj é maravilhoso,a amazonia é fantastica,curitiba capital ec ologica,etc.Enqto isso,o povo vai dando murro em ponta de faca pra turista que vem ver os eventos aqui e depois acabam sendo roubados,agredidos,sequestrados,assassinados.E a porra da CNN vem depois dizer que o Brasil é terceiro mundo.Concluindo,o povo brasileiro sendo ludibriado por esses parasitas vaidosos da politica.

    ResponderExcluir