sábado, 20 de novembro de 2010

Redes Sociais: Tutorial Last.fm

A Rede Social Last.fm tem como função ser uma rádio online e agrega uma comunidade virtual que tem o foco na música. Seus usuários trocam informações e recomendações sobre cantores, bandas, músicas e estilos musicais. A last.fm constrói um perfil detalhado do gosto musical de cada usuário, reunindo e exibindo suas músicas e artistas favoritos numa página feita com informações coletadas por um plugin do próprio site instalado no(s) player(s) de música do computador do usuário.



Para entrar nesta rede social basta acessar seu site.


Clicar em comece o seu perfil. Depois é só preencher os seus dados, como em qualquer cadastro de rede social.


No fim do seu cadastro você poderá editar as informações que desejar. O link para fazer o login na last.fm é lastfm.com.br/login


Haverá em sua página inicial algumas recomendações a medida que você for ouvindo suas músicas:







Depois você deve fazer o download do Scrobbler da last.fm para adicionar as músicas que você ouve no seu perfil. Para isto basta pesquisar no google a palavra chave "lastfm". No primeiro resultado você verá o link para o download.





Após baixar o arquivo é só instalá-lo no seu pc. A instalação é fácil e o programa de instalação reconhecerá os players que você usa (winamp, media player, real player...).

Após a instalação quando você reproduzir alguma música em seu player o ícone do scrobble aparecerá perto do relógio (caso ele não abra no fim da instalação). É só você clicar com o botão direito nele para abrir o programa e descobrir as várias opções que ele tem.


Quando vc executar alguma música será exibido as informações dela, um resumo da biografia do artista, os artistas parecidos e os principais ouvintes do artista. Ao clicar em um  nick de um dos ouvintes, seu navegador abrirá o perfil dele. Nele terá opções para adicionar, grau de compatibilidade do gosto musical, etc.


Outra opção para add novos amigos é indo no programa da last.fm e clicando em vizinhos. Os Vizinhos são os usuários que tem um gosto musical parecido com o seu. Caso você conheça algum amigo que participa desta rede social, é só digitar o nick dele na barra de endereços 'lastfm.com.br/user/nick_do_seu_amigo'.

Para acessar seu perfil é só clicar na seta do lado do seu nick e clicar em perfil.


No seu perfil vc encontrará várias opções.






A last.fm tem usuários no mundo inteiro. Por isso você poderá conhecer muitos artistas que nunca ouviu falar, basta gostar de música e ter tempo para conhecer várias pessoas e bandas.

Tentei resumir aqui como funciona a last.fm. Se tiver alguma dúvida é só deixar um comentário. Abraço!

Um comentário: