sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

São Paulo vence Rio por 3 a 1 na primeira edição da Copa Inovação

A Copa Inovação nada mais é do que, cinco partidas que serão realizadas até a Copa do Mundo de 2014, sendo que a primeira delas foi realizada ontem (09/12). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a organizadora da competição. O objetivo do evento é testar novidades nas regras do esporte com o uso da tecnologia, ao fim de cada edição será enviado um relatório à CBF e a FIFA.

Sportv.globo.com


As inovações testadas foram: cartão azul, monitor para rever lances polêmicos, tempo técnico de dois minutos e substituições ilimitadas. O cartão azul serve para excluir o jogador da partida por 10 minutos. O monitor é usado nos desafios as marcações da arbitragem, parecido com os desafios do tênis e do futebol americano, com a diferença de que no futebol americano só os árbitros é que após reverem o lance, determinam se mudam ou não a marcação. Já na Copa Inovação forma-se uma equipe para analisar o replay (os capitães das equipes, quarteto de arbitragem e um juiz designado para assistir ao jogo pelo monitor), sendo que cada integrante tem direito a um voto, decide-se a marcação de acordo com a maioria dos votos.

As substituições são parecidas com as do futsal, onde o jogador que sai pode voltar a campo depois. Além dessas regras, tem a do limite de faltas que não foi testada ontem, sendo que cada time tem um limite de 10 faltas, após estourar o limite o adversário ganha o direito de um tiro livre indireto.

A ideia é muito boa, pois já passou da hora do futebol usar a tecnologia nos lances polêmicos, e nada melhor do que testar essas novidades no campo. Agora se veremos algumas dessas regras na Copa do Mundo de 2014, aí já são outros quinhentos, vamos depender dos velhos ladrões da FIFA, e principalmente dos seus interesses nessas tecnologias.

Notícias sobre a Copa Inovação no Superesportes e na Placar

Um comentário:

  1. Achei Horrivel a ideia do cartão azul e da consulta a tv. Isso acaba com toda a essencia do futebol... acho que temos que evolir mas não tanto assim pois se nao vão acabar as discuçoes em butecos, esquinas , onibus e etc. Imagina um jogo com direito a varias substituições... ou melhor imagina que graça vai ter ver um jogo do corinthians e ver o SOUZA ser subtituido e nao ver a torcida o vai e ficar deseperada sabendo que ele pode voltar, rsrsrsrs. CBF o homem ainda nã habita a lua, então vamos com calma nao invenções por enquanto vamos tentar só esplanar no spray qua aFifa não aceita!

    ResponderExcluir