quinta-feira, 23 de junho de 2011

Copa do Mundo de Futebol Feminino começa domingo

Fontes: ESPN.estadao.com.br e FIFA.com

A Alemanha será a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino (6ª edição) este ano, que será disputada do dia 26 de junho até o dia 17 de julho, terá transmissão do Sportv e da Band. As meninas do Brasil chegam para esta competição tão importante, com uma preparação muito fraca, além de ter uma seleção muito jovem.



Desde as Olimpíadas de Pequim (em 2010), nossa seleção não enfrentou nenhum adversário forte e disputou somente três competições oficiais (Campeonato Sulamericano e duas edições do Torneio Internacional Cidade de São Paulo - que chegou a contar com a seleção do Canadá, mas não foi a seleção que vai para a copa).

Com esta preparação mal feita pela CBF (que só se preocupa com os lucros nas obras da Copa de 2014 e a venda dos amistosos da Seleção Masculina), fica difícil acreditar que o time de Marta vai conseguir a taça, que dirá chegar a final. Se a CBF fizesse pelo futebol brasileiro o que lhe cabe e o que o nome da instituição diz, as brasileiras teriam um campeonato brasileiro durante todo o ano e poderiam fazer as preliminares dos jogos dos homens, com isso evitaria obrigar as estrelas jogarem fora do país para sobreviver dignamente. Também teria feito amistosos com as grandes potências (como EUA e Alemanha) o que deixaria a equipe mais "cascuda" para disputar as grandes partidas.

Mesmo com estes problemas de preparação, vou torcer pelas meninas, pois admiro muito o que elas fazem pelo futebol feminino e pela seleção, mesmo sem o apoio que elas merecem. Ao contrário da seleção masculina, onde a maioria dos jogadores vão para a seleção em busca de um contrato melhor e de serem vistos pelos clubes europeus, e apesar de toda a estrutura que tem (é só ver como é luxuosa a concentração da seleção na Copa América, luxo que dificilmente as meninas terão) passam os vexames de 2006 e 2010.

Sem falar no preconceito que as jogadoras enfrentam, de ter de ouvir os machistas falando que "futebol é coisa de homem, e não de sapatão", fora alguns que falam que elas amarelam em jogos decisivos. É lógico que sentem dificuldades de jogar contra as principais seleções, uma vez que só enfrentam as grandes adversárias numa Copa ou Olimpíada. Se jogassem contra EUA e Alemanha durante a preparação não sentiriam tanto na "hora do vamos ver".

Marta e companhia estreiam na próxima quarta-feira (29/06).

Confira a lista das convocadas aqui.

Confira os grupos da competição, lembrando que o Brasil está no grupo D:

FIFA.com
Jogadoras da seleção alemã posam para a Playboy, confira esta notícia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário