quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Volta Toninho!" Entenda os verdadeiros motivos desta campanha - Parte 1

Creio que mais de 80% da população barbacenense já deve ter visto os diversos adesivos da campanha "Volta Toninho!" espalhados pela nossa cidade. Uma minoria deve ter estranhado, uma vez que ele é o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado no governo Anastasia e seu cargo é vitalício. Os mais inocentes podem pensar que ele vai desistir do bom salário do atual cargo público para contribuir com o progresso de Barbacena, se candidatando para prefeito. Infelizmente para os que acreditam nisso, os motivos são outros e não tem nada a ver com a melhoria de vida da nossa população e sim com os interesses da família Andrada e do próprio Toninho.


Essa campanha foi organizada pelos partidários da família Andrada tentando levantar o nome da mesma na cidade, já que eles tem perdido muitos votos nas últimas eleições e o último mandato de um Andrada, o Martim, foi desastroso e contribuiu para mais votos perdidos. Esses partidários fizeram um abaixo-assinado pedindo a volta do ex-prefeito Toninho Andrada como candidato nas próximas eleições, mas ignoram que Toninho Andrada foi indiciado pela Polícia Federal (PF) na "Operação Passárgada" em 18/07/2008, pelos crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e prevaricação.

Segundo informações da PF, eles encontraram "indícios fortes" e "provas documentais e testemunhais" de que ele (Toninho) e outros membros do TCE mineiro se beneficiariam e acobertariam um suposto esquema de pagamento de propina pelo Instituto de Gestão Fiscal (Grupo SIM) em troca da emissão para prefeituras de certidões negativas de pendências no órgão.

Quando governou a cidade nos anos 90 ele dizia que sua administração era dinâmica e estava colocando a cidade nos caminhos do século XXI. No jornal oficial da cidade ele fazia promessas de que traria um desenvolvimento extraordinário para Barbacena. Não passou de promessas.

Auto promoção e indústrias:

Quando prefeito, Toninho fazia uso do órgão oficial do município para enaltecer objetivos alcançados por membros da família, além da promoção pessoal e das empresas da família, como "Faculdade de medicina implanta curso de residência médica" (05/12/1993); "FM 104 está no ar"; "Bonifácio Andrada apresenta anteprojeto de leis sobre licitações" (13/03/1994); "prefeito paraninfou a festa de personalidade visão de 1993" (19/12/1993).

Ele também publicou que estaria implantando, juntamente com o governo do Estado, o Distrito Industrial de Barbacena. Chegou até a noticiar que o Diretor da Mercedes Benz visitaria a cidade com o intuito de trazer alguma indústria de apoio à montadora alemã.

No seu governo nem o distrito industrial foi implantado e nem qualquer indústria se instalou na cidade.

Publicações deste tipo foram desde março de 1994, governo Hélio Garcia, passando pelo governo Eduardo Azeredo. Nenhuma promessa foi cumprida.

Fonte: Volta Toninho! Porquê? - Parte I (Geraldo Braga), Informativo Transparência, abril/2012, página 3.

Um comentário:

  1. Toniho Andrada pelo dito acima, é o típico político corrupto que engrossa as fileiras dos que envergonham os brasileiros. Depende de nós, mudarmos isso. Fora os fichas sujas!

    ResponderExcluir