quinta-feira, 17 de maio de 2012

"Volta Toninho" - Mais motivos para não deixá-lo voltar - Parte 2

No mês passado reproduzi aqui no blog alguns trechos da coluna do Geraldo Braga no Informativo TRANSPARÊNCIA BARBACENA, que lembrava aos eleitores da nossa cidade alguns dos motivos para não apoiarem a campanha "Volta Toninho", feita por partidários da família Andrada, numa tentativa desesperada de tentar recuperar-se das perdas de votos nas últimas eleições.


Confira a 1ª parte:

O Informativo TRANSPARÊNCIA BARBACENA deste mês já está disponível gratuitamente nas bancas da cidade. Leia abaixo alguns trechos da coluna "Voltar, por quê? Parte II".

Toninho Andrada juntamente com seus familiares nunca levou Barbacena a sério, as ações da família nunca trouxeram benefícios para a cidade.

As promessas feitas para garantir a infraestrutura da cidade e gratuidade do ensino superior na cidade, não passaram de promessas. Este mês os temas abordados serão: EDUCAÇÃO E INFRAESTRUTURA.

Na publicação do jornal oficial no dia 27/03/1994, o ex deputado José Bonifácio Filho, afirmou que enviara um projeto de emenda 061/94 que visava estadualizar as faculdades de Barbacena vinculadas às Fundações: Presidente Antônio Carlos (FUPAC) e a Fundação José Bonifácio Lafayete Andrada (FUNJOB), pela emenda a gratuidade do ensino superior estaria garantida. A outra novidade é que seria garantida a criação da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Em outra publicação feita no dia 19 de junho de 1994 confirmava que a Assembleia Legislativa aprovava a estadualização das faculdades de Barbacena. E ainda no dia 28 de agosto de 1994, o ex deputado José Bonifácio Andrada, protocolou um novo projeto de estadualização das faculdades pertencentes a família mas, o que aconteceu foi a criação da UNIPAC e o ensino gratuito não foi implantado, as mensalidades continuaram a sere cobradas, o que houve foi um empenho pessoal do Dep. Federal Bonifácio Andrada que no dia 14 de maio de 1995, em audiência com o então Ministro da Educação Paulo Renato, pedia que a FUPAC de propriedade da família se transformasse em UNIPAC.

Sobre INFRAESTRUTURA temos o que Toninho chamou de "Obra do século", que foi a obra do córrego da Rua Bahia.

Apesar dela ter sido onerosa para os cofres públicos, ela não resistiu ao primeiro período de chuvas (durou um ano após a conclusão) e ele gastou boa parte dos recursos de Barbacena naquela obra.

Andrada comprometeu o Fundo de Participação do Município ou FPM que o governo federal para os municípios com base no número de habitantes. E o mais grave é que Barbacena que não possui industrias depende muito do repasse desta verba.

Toninho também cedeu como garantia de pagamento o ICMS, que é o imposto de circulação de mercadorias.

Até os dias de hoje pagamos a conta e a cada ano um trecho desaba.

Toninho Andrada quando deixou a prefeitura e a entregou a seu sucessor que também era seu vice-prefeito o Dr. Paulo Scarpelli, justificou nas rádios que a obra havia desabado por não ter tido manutenção, só que o ex-prefeito esquece ou ignora, que uma obra de engenharia daquele porte não deveria desabar no ano seguinte da sua conclusão por falta de manutenção.

Geraldo Braga, TRANSPARÊNCIA BARBACENA, maio de 2012, página 3.

P.S.: As reproduções dos textos publicados no Informativo TRANSPARÊNCIA BARBACENA feitas por mim (@arturpearljam) neste blog, tem como intuito aproveitar o "poder" que a internet tem sobre a nossa juventude (que normalmente não ler jornais - por falta de grana ou interesse), de relembrar como os "coronéis" (Andradas e Bias) "governaram" Barbacena e, o porquê que a nossa cidade é tão atrasada. Chegou a hora de nos libertar do cabresto e mostrar para essas famílias que estamos cansados de ser enganados.

P.S. 2: Este blog não tem nenhum vinculo com partido político e nenhum dos pré candidatos a eleição municipal deste ano.

7 comentários:

  1. parabens irmao, gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. boa mesmo deve ser a Danusa! me falem o q ela fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danuza fez ainda faz e continuará fazendo.
      Procure se informar e ver in loco, que voce não fará mais essa pergunta.

      Excluir
  3. Prezados, essa fase de ELE ROUBA MAS FAZ, ja acabou, passou. Na verdade politico não quer sair do poder de jeito nenhum, pensem nisso, temos que mudar esse pensamento. Faça diferente, mude os politicos.

    ResponderExcluir
  4. Bom, para o anônimo que achou que estou defendendo a Danuza, pelo jeito só leu este post aqui, na realidade eu sou contra as duas famílias, são todos farinha do mesmo saco. Escrevi sobre o Toninho pq o governo dele é mais antigo, o da Danuza é bem recente e mais fácil das pessoas lembrarem. Se quiser saber sobre as promessas não cumpridas dela e sobre o seu mandato é só ler este link http://arturpearljam.blogspot.com.br/2012/05/os-buracos-da-danuza-parte-2.html ou clicar nas tags Buracos da Danuza ou Eleições 2012.

    ResponderExcluir
  5. So os Andradas fizeram e farão muito por Barbacena.O resto é fichinha perto deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizeram o que? Envolvimento com Polícia Federal, Córrego que desaba, venda do DEMAE?

      Excluir