terça-feira, 19 de junho de 2012

Finalmente terminei de ler "Jogo Sujo (Foul!)" de Andrew Jennings

Já terminei o livro há algumas semanas, entretanto não tinha me animado a fazer um post sobre ele ainda, mesmo ele sendo muito bom, a preguiça de atualizar o blog me dominou. Comecei a "lê-lo-hei-lo (lhe)" em janeiro, por isso "rolou" uma "vergonha alheia" de assumir que só terminei ele em maio.


Jennings escreveu sobre vários podres que aconteceram/acontecem na Fifa e entre seus dirigentes/patrocinadores. Nada muito diferente do que acontece na maioria das federações que "comandam" todos os esportes mundo a fora. Dentre esses podres, estão o envolvimento da Adidas com Blatter, a traição do suíço a João Havelange (quando ele presidia a Fifa), o enriquecimento do brasileiro, as disputas sujas para os países sediarem Copas do Mundo, a galinha dos ovos de ouro de Sepp Blatter, os podres de Jean-Marie Weber (presidente da Concacaf), tudo sobre o surgimento e a falência da ISL e o envolvimento de Ricardo Teixeira e seu ex-sogro, compra de votos nas eleições para presidente da instituição, escândalo de ingressos e vários casos de corrupção.


Jogo Sujo é o livro que a Fifa tentou proibir e finalmente tem sua edição em PT-BR. O jornalista da BBC foi proibido de participar das coletivas da Fifa e traz neste livro várias revelações que fazem o leitor olhar o futebol de maneira diferente após a leitura, mas vale a pena conhecer o lado sujo do esporte que pensávamos que só existia no mundo da política.

Atualmente estou "pelejando" (por causa da preguiça) pra terminar O Coração dos Heróis do australiano David Malouf e Nas Entrelinhas do Horizonte do Humberto Gessinger.

Encontrei ontem na Livraria Bernadete, "Eram os Deuses Astronautas?", do suíço Erich von Däniken, pela "bagatela" de R$ 37,00 (desconto por compra à vista). Já haviam me recomendado ele, porém nunca encontrava pra comprar aqui em Buracocena. É uma edição mais nova, por isso a capa é diferente da original.

O autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas (ou astronautas) que para as épocas relatadas teriam se deslocado. Na realidade ele acha muito estranho como as civilizações antigas, tipo os egípcios, terem construído as Pirâmides do Egito. Como eles transportaram os materiais sem os recursos que temos atualmente? Esta é uma das dúvidas que ele aponta em seu livro.


Quando eu terminar de ler este livro escrevo mais sobre o tema, pois no momento só sei o que já me falaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário