quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

"Quero salvar as fotos de uma festa em uma mídia segura. Qual é a melhor? Pen drive ou DVD?"

Esta é uma dúvida comum, onde muitas pessoas optam pela primeira opção. O ideal é ter os arquivos (na pergunta do título são as fotos de uma festa) salvos em pelo menos duas mídias diferentes. Isto é o que chamamos de backup (cópia de segurança).

perdão pela montagem horrível

Se a pessoa quer gravar em  apena uma mídia ela deve pensar na seguinte situação:

Você é daquelas pessoas que prezam pela segurança dos arquivos do seu PC, mantendo sue antivírus sempre atualizado e fazendo um escaneamento completo do sistema ao menos uma vez por mês - ainda é pouco - (esta atitude também deve ser seguida no caso de sua máquina ter um anti malware, spyware ou o Advanced Systemcare - esses programas auxiliam seu antivírus gratuito a manter o seu o mais seguro possível) e não quer perder aquelas fotos de uma festa ou uma viagem e resolve salvá-las em um Pen Drive.

Algum tempo depois você resolve mostrá-las a um amigo no PC dele, mas você não sabe se o computador dele tem vírus (ou malware, spyware, adware,,,). O risco de seu pen drive ser "infectado" por uma daquelas pragas que transformam todos os seus arquivos em atalhos é o menor dos problemas que você pode ter. Seu pen drive pode ser "infectado" até por uma praga que o inutilize para sempre.

Já ao gravar em um DVD, se o arquivo a ser salvo está livre de "pragas", seu DVD não "infectará" os PCs dos outros e nem será infectado.

Entretanto, apesar de o DVD estar "livre dos vírus", ele está sujeito a arranhões e a deterioração pelo próprio tempo.

A solução ideal é o que foi sugerido no primeiro parágrafo. O backup. Ter um pen drive (ou até um HD externo) exclusivo para as fotos, que seja usado somente no seu computador, e essas fotos salvas também em um DVD ou até na nuvem *. Quando for mostrar as fotos em um computador de um amigo ou parente é só gravá-las em um DVD. Este procedimento dá mais trabalho, porém diminuirá bastante as chances de que as imagens dos melhores momentos da sua vida se percam.

* Entenda o que é backup em nuvem: http://mmosgame.com/backup-na-nuvem-gratis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário