"Na manhã de sexta-feira, 8 de abril, o eletricista Gary Smith chegou ao número 171 do Lake Washington Boulevard. Smith e vários outros vinham trabalhando na casa desde quinta-feira, instalando um novo sistema de segurança. A polícia passara duas vezes por lá e pedira aos trabalhadores que a avisasse caso Kurt aparecesse. Às 9h40 da sexta-feira, Smith estava perto da estufa e olhou para dentro dela. 'Eu vi um corpo estendido lá no chão', contou ele depois a um jornal. 'Pensei depois que fosse um manequim. Depois notei que havia sangue na orelha direita. Vi uma espingarda estendida ao longo de seu peito, apontando para o queixo.'" (trecho do primeiro parágrafo do Epílogo de Heavier Than Heaven - Mais pesado que o Céu - a biografia de Kurt Cobain, escrita por Charles R. Cross). Este trecho do livro descreve o momento que foi encontrado o corpo do líder da banda Nirvana em abril de 1994.

Entretanto, como a maioria dos fãs de Kurt e do Nirvana sabem, determinaram a data da morte sendo o dia 5 de abril. Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdeen, no dia 20 de fevereiro de 1967 e morreu aos 27 anos de idade, assim como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison. Deixou um legado ao rock and roll em que se destacam várias músicas. Dentre elas "Semells Like Teen Spirit", "Come As You Are", "Lithium", "Polly" e "In Bloom", do álbum "Nevermind" que bateu Michael Jakson na Billboard e tornou a banda famosa nos Estados Unidos e no mundo. Também tem "About a Girl", "Love Buzz" e "Negative Creep" do álbum "Bleach", "Dive", "Been a Son" e "Aneurysm" do "Incesticide" e "Heart-Shaped Box", "Serve The Servants", "Rape Me", "Dumb" e "Pennyroyal Tea" do "In Utero" (Já na época da gravação deste disco, uma frase era recorrente no vocabulário de Kurt: "I Hate Myself and I Want to Die" - Eu me odeio e quero me matar. Esta frase era para ter sido o nome do disco, mas os produtores convenceram Kurt a mudar de ideia).
No último domingo, 4 de abril de 2011, por volta das 0h30min, eu finalmente terminei de ler Heavier Than Heaven, livro que levei dois meses para terminar por falta de tempo para me dedicar a leitura. O livro retrata vários acontecimentos da vida do filho de Wendy e Don, dos problemas de depressão pós divórcio dos pais, dos problemas estomacais, das drogas, dos namoros e do casamento conturbado com Courtney Love, da convivência com sua filha Frances, dos problemas do início da carreira, além de desmentir o boato que a maioria dos fãs dizem que a "Courtney matou ele, que não foi suicídio", entre outros mistérios da morte do band leader do Nirvana.
Ainda pretendo assistir ao DVD do Nevermind que tem várias imagens da produção de um dos principais discos da história do rock. Também quero assistir ao documentário "About a Son". A seguir deixarei alguns links interessantes sobre Kurt e o Nirvana.
 |
Kurt, Frances e Courtney |
 |
Kurt e Frances Bean Cobain |
 |
Krist Novoselic, Kurt Cobain e Dave Groll |